Segunda-feira, 16 de Março de 2009
Alérgicos à Primavera

Está prestes a abrir a época oficial das alergias. Chega com os primeiros dias de Primavera e traz espirros, comichões e falta de ar a pelo menos um terço dos portugueses.

 

"As alergias típicas desta altura do ano são as ocasionadas pelos pólens e devem-se ao aumento da polinização nos meses de Abril, Maio e Junho", explica Mário Loureiro, director do serviço de Pneumologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), que integra a unidade de Imunoalergologia. Os pólens que causam a maioria das alergias provêm das gramíneas, da parietária (ver Apontamentos) e da oliveira.

Segundo o médico, "os grandes problemas provocados pelo pólen são os que afectam a árvore respiratória: rinites, faringites, conjuntivites e asma, para além de problemas na pele, como prurido, urticária e eczemas".

A alergia não é mais do que "uma reacção excessiva de defesa do organismo que está a responder a uma substância que lhe é estranha". Mas então porque é que só algumas pessoas têm alergias? A resposta está na " profundidade do sistema imunológico", explica Mário Loureiro. "Há diferenciações celulares de maior protecção contra as agressões infecciosas."

Em plena época primaveril, as alergias afectam cerca de 30 por cento da população, sobretudo jovens até aos 30 anos. Algumas, como a asma e a rinite, podem ser muito limitadoras, causando absentismo e pouca produtividade. O tratamento disponível é "activo e capaz de controlar 80 por cento das situações", mas exige ao doente uma adesão em pleno.

 

APRENDER A EVITAR AS CRISES DE ALERGIA

 

A melhor defesa de um alérgico é aprender a evitar as substâncias que desencadeiam a alergia. Na época da polinização, os alérgicos não devem viajar de carro com as janelas abertas e, ao entardecer, devem fechar as janelas de casa. A melhor altura para praticar desporto ao ar livre é de manhã, as bebidas alcoólicas também são de evitar porque aumentam a sensibilidade alérgica do organismo. Comidas picantes aliviam os sintomas das alergias respiratórias. Na Primavera as alergias têm tal relevo que, em alguns países, há boletins radiofónicos sobre a polinização. Em Portugal, o site www.rpaerobiologia.com disponibiliza informação sobre os pólens e ainda uma previsão semanal para cada cidade.

 

APONTAMENTOS

 

DOENÇA COMUM

As alergias são a sexta doença mais frequente no Mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, e estima-se que 12% da população mundial sofra de alguma variante. Em Portugal, afecta um terço da população.

ASMA

A asma afecta perto de 150 milhões de pessoas em todo o Mundo. Em Portugal, estima--se que mais de 600 mil pessoas sofram desta alergia.

GRAMÍNEAS

A família botânica das gramíneas inclui mais de dez mil espécies. São plantas que florescem de espiga, como a grama comum e os diversos cereais.

PARIETÁRIA

Planta conhecida como "erva de parede" que cobre, por exemplo, os muros da cidade de Nápoles e provoca alergias a casais que ali passam a lua-de-mel.

 

Noticia retirada do Correio da Manhã.

 



publicado por Princezinha às 10:52
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Cusquices recentes

Novo amor de CR7 parecido...

Irina Shayk a sair do ban...

Oprah paga 1,5 milhões a ...

Kardashian revela que esp...

Penélope Cruz vai ser Bon...

Brad Pitt pede aulas a Be...

Eunice Muñoz: “Precisa de...

Philip Hoffman está inter...

Sara Norte já saiu da pri...

Justin Bieber compra casa...

Cusquices antigas

Maio 2015

Julho 2013

Junho 2013

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Março 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Por onde ando
pesquisar
 
tags

todas as tags